você sabia que o vulcão mais antigo do mundo fica no Brasil

Outro possível vulcão brasileiro está sendo estudado por geólogos e fica
O vulcão mais antigo do mundo se chama Amazonas tem 1,9 bilhão de anos e está em terras brasileiras. Porém, não há com o que se preocupar, pois o vulcão está inativo e o que antes era uma área perigosa hoje é uma área coberta por imensas áreas verdes.

O vulcão brasileiro é estudado desde 1998 por geólogos da universidade de São Paulo (USP) e a  já rendeu duas teses de mestrado e artigos em revistas científicas, orientadas pelo professor Cãtano Juliani, do Instituto de Geociências (IGc).

O gigante adormecido fica localizado em uma região conhecida como Uatumã, que se espalhava sobre Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e se estende até a Venezuela e Suriname. A região fica próxima dos rios brasileiros Jamanxin e Tapajós.

O vulcão Amazonas já foi ativo há milhares de anos e, segundo os geólogos, o risco do gigante voltar às atividades é quase zero.

Outra possível formação vulcânica, que ainda está sendo avaliada por especialistas brasileiros, fica no Rio de Janeiro, na cidade de Nova Iguaçu. Apesar de muitas evidências, uma delas a rica composição de rocha vulcânica no solo da região, o vulcão chamado Nova Iguaçu, ainda está sendo estudado para que a sua existência seja reconhecida cientificamente.

Atualmente, existem cerca de 550 vulcões ativos no planeta e o maior de todos se chama Mauna Loa, localizado no Havaí.  Com cerca de 5,2 mil quilômetros quadrados de extensão, o vulcão Mauna Loa é intensamente monitorado pelo Observatório Havaiano. A última erupção de Mauna Loa foi em 11 de março de 1984.

Postar um comentário

0 Comentários